Precisa de Ajuda?

Confira abaixo as dúvidas frequentes para fazer a escolha do cartão ideal para você.

Cartão de Crédito

Cartão Pré-pago

Conta Digital

Empréstimos

Máquina de Cartão

Planos de Celular

Tudo sobre cartão de crédito

Como o MercadoJá classifica os cartões?

Ao entender quais as características, necessidades e prioridades dos clientes, recomendamos o melhor cartão para que cada um aproveite, ao máximo, os benefícios que considere mais proveitosos. Para encontrar o cartão de crédito certo, nosso sistema classifica cinco critérios: anuidade, bônus e milhas, descontos, categoria Premium e Custo Efetivo Total (CET).

Descubra quais vantagens você pode ter no seu cartão:

  • Anuidade grátis: isso significa economia direta para o bolso! Há também os cartões com anuidades regressivas, ou seja, quanto maior o uso, menor a tarifa que se paga — que pode chegar a zero;
  • Bônus e milhas: são ótimos benefícios para quem quer viajar ou transformar os gastos em pontos que podem ser trocados por produtos e serviços;
  • Descontos: para compras em grandes quantidades, como em supermercados ou papelaria, por exemplo, existem cartões que podem fazer diferença significativa nas finanças. Normalmente, eles têm tarifas mais baixas, ofertas exclusivas, clube de compras ou programa de fidelidade;
  • Premium: é a categoria que tem uma diversidade de benefícios, de acesso a salas VIP em aeroportos, bônus para acúmulo de pontos e milhas, vantagens exclusivas no exterior a atendimento personalizado e concierge, entre outros. Por isso, tem valores maiores de anuidade e renda mínima necessária mais alta que os demais cartões.

Usamos esses critérios para classificar os cartões e, de acordo com essas categorias e pontuação — que leva em conta os dados pessoais —, temos parceiros comerciais que oferecem as melhores condições para nossos clientes. Lembre-se de comparar bem e fazer sua escolha de forma consciente!

Quais são os benefícios de um cartão de crédito?

São diversos!

Além de dar até 40 dias para pagar as compras realizadas e condições de parcelamento — sem acréscimo de juros —, muitos cartões de crédito oferecem diversos benefícios. Entre essas vantagens, estão sistemas de bônus para acumular milhas, ofertas exclusivas, seguros e comodidades na hora de viajar. Na maioria das vezes, o valor de tudo isso compensa as taxas cobradas pelos serviços.

Todas as despesas do período anterior são reunidas em uma fatura e enviadas mensalmente para pagamento. Nela, é possível visualizar todas as compras realizadas e ter maior controle das finanças — o que nem sempre acontece quando se paga com dinheiro em espécie.

Sem contar na segurança em preferir o cartão de crédito para pagar as despesas. Com ele, não é necessário carregar bastante dinheiro em espécie na carteira e, por conta da senha, em caso de roubo ou furto, evita-se também um possível grande prejuízo por compras não reconhecidas.

O que se entende por limite de cartão de crédito?

Como o nome sugere, os emissores oferecem crédito, ou seja, liberam um limite definido para os clientes comprarem usando seus cartões. Esse valor é calculado de acordo com diversos critérios, como renda pessoal, capacidade de pagamento e comprometimento da renda — então, é a porcentagem máxima do total que ganha por mês usado para pagar a fatura.

Por outro lado, eles devem pagar o que gastaram em até 40 dias. Se essa regra simples for cumprida, não são cobrados juros — e a forma mais comum de pagamento por esse serviço é a anuidade.

Mas quando o cliente precisa de um prazo maior para pagar a fatura e/ou precisa dividi-la em parcelas, sem problemas. Serão cobradas taxas proporcionais ao valor e ao tempo que ele precisar para realizar o(s) pagamento(s).

É obrigatório ter conta bancária para solicitar um cartão de crédito?

O cartão de crédito precisa estar, necessariamente, atrelado a um banco?

Não. Na maioria dos casos, é possível solicitar o cartão de crédito mais adequado com o estilo de vida de cada um sem ser correntista de um banco. Além disso, nem sempre, as instituições bancárias têm as melhores ofertas. Para atrair novos clientes, muitos bancos fazem várias propostas como a primeira anuidade grátis, por exemplo.

A princípio, pode parecer vantajoso, mas é importante saber que benefícios como bônus, reembolsos ou seguro de viagem nem sempre são incluídos nessas ofertas. E, muitas vezes, o valor deles somados é maior do que a isenção da anuidade. É por esse motivo que vale a pena ficar atento em todas opções disponíveis no mercado para aproveitar o melhor do seu cartão de crédito.

Cartão de crédito ou empréstimo?

Chegou a hora de programar as próximas férias ou de trocar os eletrodomésticos. Qual seria a melhor opção para pagar esses valores altos, cartão de crédito ou empréstimo?

Cartão de crédito

  • Ao usar o cartão com frequência, você tem a oportunidade de ganhar bônus e vários benefícios.
  • Dependendo do cartão de crédito, comprando passagens aéreas com ele, o titular recebe também o seguro viagem por conta da operadora sem custo adicional.
  • Realizar compras e/ou pagar por serviços e ter até 40 dias para efetuar o pagamento total da fatura sem ter juros cobrados por isso.
  • A maioria dos estabelecimentos também divide as compras em várias parcelas sem juros — mostrando-se bastante vantajoso se comparado a um financiamento ou crediário. E vale lembrar que, geralmente, o valor total de um bem adquirido será subtraído do limite do cartão, que vai sendo restabelecido com o pagamento de cada parcela.

Empréstimo

Diferente do cartão, em que se paga apenas por mercadorias ou serviços em estabelecimentos, ao receber um empréstimo, é possível gastar da maneira que for mais conveniente.
Em geral, disponibiliza uma quantia maior por vez do que o cartão de crédito pode oferecer como limite de gastos.
É possível negociar e baixar a taxa de juros antes de fechar um empréstimo.

Categoria Premium — o que isso significa?

Classificamos como Premium, a categoria de cartões que cobram anuidades mais altas do que a média porque oferecem uma variedade maior de benefícios. Como ela acaba se distanciando, consideravelmente, do restante dos produtos que apresentamos, preferimos separá-la para que os resultados do nosso sistema sejam mais precisos.

Em geral, quem tem cartões Premium costuma usá-los com bastante frequência mês a mês, pagando de alimentação e combustíveis a roupas até alguns boletos bancários — e isso significa cada vez mais vantagens. Essa é a melhor forma de compensar a taxa de anuidade com o valor maior que os benefícios têm.

Acesso gratuito aos lounges VIPs dos aeroportos, convites para eventos seletos e seguros de viagem mais abrangentes estão entre as outras comodidades que os cartões de crédito Premium podem oferecer.

O que é Custo Efetivo Total (CET)?

Ele é calculado com base nas taxas de juros?

Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que considera todos os encargos e despesas envolvidos em uma operação de crédito.

O CET é sempre informado com base anual e, quando houver, vai incluir: taxa de juros, seguros, impostos — por exemplo, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — e outras despesas, que são repassadas ao consumidor.

É importante notar que a anuidade do cartão não é levada em conta no CET, já que ela não é cobrada por ser uma operação de crédito e sim uma taxa por prestação de serviço.

Considere o CET na hora de escolher o cartão de crédito e evite surpresas desagradáveis caso tenha algum imprevisto que o impossibilite de pagar a fatura até a data do vencimento.

Lembre-se de que evitar o uso do crédito rotativo é a maneira mais saudável financeiramente de usar o cartão. Assim, é possível aproveitar todos os benefícios sem se preocupar com taxas de juros.

Quais são os custos de usar cartão de crédito no exterior?

Além de compras no exterior, há a possibilidade de sacar moeda estrangeira com cartões de crédito. Para cada uma dessas transações, vale destacar que o Imposto sobre Operações FInanceiras (IOF), ou seja, 6,38% será cobrado sobre o valor retirado.

Fique atento: muitos emissores de cartão têm uma taxa fixa ou percentual por saque em espécie no exterior, o que pode sair bem caro dependendo da quantidade de dinheiro. Há também bancos que possuem terminais ou agências em outros países, por isso não cobram taxas como essas. Mais um motivo para comparar e escolher a melhor opção: o cartão de crédito de uma dessas instituições, por exemplo, pode ser vantajoso para quem faz viagens internacionais com frequência.

É muito importante observar ainda o dólar apresentado na fatura porque, nem sempre, os bancos cobram exatamente o valor do dólar comercial. Pode existir uma margem considerável de diferença entre um e outro: enquanto alguns ficam próximos da cotação divulgada na mídia, outros acabam cobrando bem mais.

Compare antes de escolher seu cartão de crédito e otimize o uso dele!

Qual é a diferença entre cartões de débito e cartões de crédito?

É deixar claro que todo serviço financeiro, tanto a função débito quanto crédito estão sujeitas à cobrança de tarifa. No crédito, a tarifa mais comum é a anuidade — que, não necessariamente, é obrigatória, há a possibilidade de negociá-la e até opções de cartão que têm anuidade grátis.

Cartão de débito
Com o cartão de débito, os valores das operações são descontados da conta corrente do titular no momento em que são efetuadas. Assim, só será possível utilizá-lo, se na hora da compra, houver saldo suficiente para realizá-la.

É a solução mais simples para garantir segurança e grana no bolso sem dinheiro vivo na carteira. Importante: nesse caso, é obrigatório ter uma conta bancária.

Cartão de crédito
Já o cartão de crédito reúne em uma fatura todas as compras realizadas em um determinado período — normalmente, 40 dias —, que serão pagas de uma só vez. Ou seja, você pode fazer todas suas compras utilizando um cartão de crédito e ter até 40 dias para pagar sem nenhum custo extra.

Ao pagar o valor total da fatura, os juros não são descontados. Porém, a escolha pelo parcelamento da conta deve ser planejada e consciente de que haverá cobrança de juros e IOF.

Todo cartão de crédito dá direito a seguro viagem?

Não. Existem vários tipos de seguro de viagem, e o mais comum é adquirir esse benefício ao comprar a(s) passagem(s) aérea(s) da viagem com o cartão de crédito.

Existe também a proteção contra cancelamento, que suspende o pagamento do valor total da viagem — no caso de o titular ser impedido de viajar e cancelar com determinada antecedência da partida. Essa é uma segurança extra e solução prática para os viajantes que, em vez de comprarem um seguro de cancelamento para cada viagem, podem incluí-lo automaticamente no cartão de crédito.

Outra possibilidade é que o seguro de viagem do cartão seja complementar ao seguro de casa. Mas é importante observar que, em geral, esse tipo de seguro não cobre proteção contra cancelamento de viagem. Nesse caso, será necessário levar essa apólice de seguro separadamente.

Tudo sobre cartão pré-pago

Cartão pré-pago é cartão de crédito?

Sim, um cartão de crédito pré-pago é um cartão de crédito.

A única diferença é que ele trabalha com um saldo que você deposita previamente junto ao emissor, e não com uma fatura para pagar posteriormente. Com um cartão de crédito pré-pago você pode fazer tudo que um cartão de crédito comum pode:

  • Compras em lojas físicas
  • Compras em lojas virtuais
  • Assinar serviços digitais
  • Compras no exterior (caso o cartão seja internacional)

Uma das grandes vantagens do cartão de crédito pré-pago é o controle dos gastos. Você só gasta o que depositou, sendo assim você não faz dívidas. Alguns cartões cobram taxa de recarga, outros não. Fique atento!

Tudo sobre conta digital

Nenhuma pergunta encontrada.

Tudo sobre empréstimos

Nenhuma pergunta encontrada.

Tudo sobre máquina de cartão

Nenhuma pergunta encontrada.

Tudo sobre planos de celular

Nenhuma pergunta encontrada.

Últimas do blog

Confira nossas dicas para aproveitar ainda mais o seu cartão de crédito

Como conseguir empréstimo para negativado

Empréstimo para negativado existe. A grande maioria dos bancos, financeiras e empresas de crédito consultam o seu CPF antes de liberar qualquer linha de crédito. Se você já tentou negociar com seu banco ou financeiras e não está conseguindo um empréstimo porque está com o nome sujo, aqui vão algumas soluções para ajudar você a […]

há 2 semanas

Continuar lendo

Qual o melhor cartão de crédito?

Muita gente acaba usando o cartão de crédito que o gerente do banco oferece, mas nem sempre é o melhor cartão de crédito para seu perfil. Veja aqui algumas dicas do que observar e escolha melhor seu cartão de crédito para aproveitar o máximo deste meio de pagamento sem pesar no seu bolso. Contar com […]

há 2 semanas

Continuar lendo

Como pedir cartão de crédito para negativado

Sabia que mesmo se você estiver com o “nome sujo” ainda existem opções de cartão de crédito para negativado? Produtos financeiros para quem está com bloqueios no SPC, Serasa ou Boa Vista são escassos mas ainda existem. De qualquer forma vale lembrar que a melhor maneira de recuperar seu crédito é pagando suas dívidas, e […]

há 3 semanas

Continuar lendo

Como pedir cartão de crédito pela internet

Antigamente para pedir um cartão de crédito você precisava ir ao banco, falar com o gerente e esperar bastante pela aprovação e pela entrega. Hoje você pode pedir seu cartão de crédito pela internet e o processo é bem mais rápido. Alguns emissores fazem o processo de aprovação na hora e já respondem se sua […]

há 3 semanas

Continuar lendo
Escolher meu cartão

Ops! Ocorreu um erro.

Infelizmente não conseguimos processar a sua solicitação. Por favor, tente novamente.