Como receber pagamentos por aproximação

Por:

Para

MercadoJá

Se você é lojista e tem uma máquina de cartão que suporta pagamento por aproximação, aqui você encontra um passo a passo de como fazer para receber dos seus clientes que querem pagar por este método.

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação baseia-se na tecnologia NFC (near field communication), que nada mais é que comunicação entre dois aparelhos utilizando um campo de ondas de curto alcance, onde os aparelhos precisam estar bem próximos um do outro para conversarem.

Como faço para receber um pagamento por aproximação na minha máquina de cartão?

É bem simples! Da mesma forma como você faz para receber um pagamento utilizando chip.

Você sabia que você não precisa colocar o cartão na máquina primeiro? Vemos muitos lojistas que pedem o cartão do cliente para inserir na máquina para começar o processo, mas isso não é necessário e nem seguro.

Abaixo descrevemos o passo a passo para qualquer transação, tanto com chip como por aproximação:

  • Com a máquina de cartão ligada, comece a digitar o valor da venda. A máquina de cartão vai automaticamente carregar a tela de valor. Digite o valor e pressione a tecla de confirmação.
  • Pergunte ao cliente a forma de pagamento, então selecione a opção de débito ou crédito. No caso de crédito, a máquina de cartão vai perguntar se é à vista ou parcelado, selecione a opção desejada.
  • Pronto! Basta agora entregar a máquina de cartão para o cliente: ele deve aproximar o cartão, celular, relógio ou pulseira perto do símbolo do pagamento por aproximação (veja abaixo).
  • Caso o cliente queira fazer o pagamento usando o chip, basta inserir o cartão no local demarcado.
  • Todas as transações com chip vão pedir que o cliente digite a senha. As transações por aproximação abaixo de R$50,00 normalmente não precisam de senha, mas alguns bancos podem pedir.
  • Aguarde a confirmação de sucesso na máquina de cartão.
Como receber pagamento por aproximação

Encontre o símbolo do pagamento por aproximação no seu equipamento, então basta encostar o cartão, celular, relógio ou pulseira.

Pronto! Você acabou de receber um pagamento, seja ele por aproximação ou por chip, e ainda manteve seu cliente seguro.

Por que um lojista não deve pedir o cartão do cliente?

Hoje em dia temos muitos tipos de fraudes, e quanto menos o cartão de crédito ou débito de um cliente sair da mão dele, melhor.

Existem aparelhos que copiam todos os dados de um cartão de crédito, podem existir câmeras na loja que permite que sejam copiados os números, ao entregar o cartão existe a possibilidade de se copiar também os dígitos verificadores (CVV ou CVC), diminuindo a confiabilidade nos pagamentos por cartão de crédito.

Nossa dica para você lojista e para clientes de cartão de crédito como um todo é que o cartão deve permanecer com o seu dono o tempo todo.

A máquina de cartão funciona sem precisar colocar o cartão antes, e em casos raríssimos será necessário pedir o cartão do cliente a não ser por suspeita de fraude, onde o lojista poderá pedir um documento de identificação juntamente com o cartão para verificar a legitimidade do cartão e de seu portador.

Quais as melhores máquinas de cartão para receber pagamentos por aproximação?

Hoje no mercado a maioria das máquinas de cartão são habilitadas para receber pagamentos por aproximação. Na credenciadora ou adquirência de sua preferência, pergunte ao representante ou procure no site se o equipamento está pronto para esse tipo de transação.

Se preferir, confira nossa seção de máquinas de cartão e escolha a sua!