Como pedir cartão de crédito para negativado

Por:

Para

MercadoJá

Sabia que mesmo se você estiver com o "nome sujo" ainda existem opções de cartão de crédito para negativado?

Produtos financeiros para quem está com bloqueios no SPC, Serasa ou Boa Vista são escassos mas ainda existem. De qualquer forma vale lembrar que a melhor maneira de recuperar seu crédito é pagando suas dívidas, e o cartão de crédito não é uma modalidade de empréstimo, portanto tem juros mais altos. Prefira um empréstimo ou crédito pessoal neste caso.

Existe cartão de crédito para negativado?

A resposta é sim. As modalidades mais comuns são os cartões consignados, os cartões de crédito pré-pagos, os cartões de lojas, mercados e afins, e muitas vezes um cartão do seu próprio banco.

É certeza que serei aprovado mesmo negativado?

Não, cada proposta é analisada de forma individual, e a aprovação vai depender do emissor e seu histórico financeiro. Sua pontuação de crédito no mercado vai contar bastante.

Quais são os tipos de cartão de crédito para negativado?

Vamos trazer aqui os quatro tipos mais comuns e explicar como eles funcionam:

Cartão pré-pago

É um cartão de crédito, mas ao invés de te emprestar o dinheiro, você deposita o valor e pode usar o cartão de crédito até o limite do saldo depositado.

É uma maneira muito segura para o emissor que não vai correr riscos de não pagamento da fatura.

Nesta modalidade, raramente é feita uma análise de crédito quando você solicita o cartão, portanto não faz diferença se você está negativado ou não e a chance de aprovação é bem alta.

Temos um artigo detalhando como funcionam os cartões pré-pagos em https://mercadoja.com.br/blog/cartao-de-credito/como-funciona-um-cartao-de-credito-pre-pago/

Cartões de crédito consignado

Uma modalidade que está crescendo e normalmente dispensa a consulta nos órgãos de crédito, então também tem maiores chances de aprovação, mas para pedir um cartão de crédito consignado você precisa se enquadrar em uma das situações abaixo:

  • Ser funcionário público
  • Ser aposentado ou pensionista do INSS
  • Estar trabalhando com carteira assinada (e muitas vezes precisa ter um acordo entre a empresa e o emissor)
  • Ser militar

Cartões consignados utilizam a garantia que você vai receber um salário ou aposentadoria para liberar seu crédito, que será normalmente vinculado à quantia ganha.

Se você se encaixa numa das situações acima e está negativado, buscar um cartão de crédito consignado pode ser uma ótima pedida, já que as chances de reprovação da proposta são pequenas.

Cartão de crédito do seu prórprio banco

Se você estiver num bom relacionamento com seu banco, é bem provável que você já tenha um limite de crédito pré-aprovado.

A maioria dos bancos hoje em dia emitem cartões múlitplos, com funções de débito e crédito. Se você ainda não ativou a função crédito do seu cartão, é bem possível que você tenha um limite pré-aprovado, bastando entrar em contato com o banco para começar a usá-lo.

Lembre-se que ativar a função crédito do seu cartão múlitplo pode acarretar em anuidades e taxas, então sempre consulte seu banco antes de tomar essa decisão.

Cartões de lojas, supermercados e afins

Lojas como C&A, Renner, Americanas, Riachuelo entre outras também atuam como emissores de cartão de crédito, e nem sempre estar negativado é razão de recusa.

Esses cartões funcionam como cartões de crédito comuns, e as propostas são normalmente revisadas pelas próprias lojas. Os limites podem ser um pouco menores e na maioria dos casos haverá uma consulta aos órgãos de crédito, e a loja pode ou não aceitar seu pedido de crédito.

No entanto muitas lojas liberam limites mais baixos mesmo para quem está negativado.

Qual a melhor opção de cartão de crédito para negativado?

Para não aumentar sua dívida e onde sua proposta não será verificada junto aos órgãos de crédito, o cartão pré-pago é o mais adequado.

Dessa forma você ainda consegue usar um cartão de crédito com todas as funções normais e ainda controla seus gastos sem aumentar sua dívida.